A Rede Portuguesa de Moinhos, em conjunto com outras organizações, sendo uma delas a AAMARG - Associação dos Amigos do Moinhos e Ambiente da Região da Gándara, promove ações no Dia dos Moinhos Abertos, onde inúmeras iniciativas ocorrem em cerca de duas centenas de moinhos nacionais visitáveis e abertos ao público.

Reconhecendo a importância dos moinhos e da preservação deste património, existe hoje em Mira um número interessante de moagens - uma boa parte recuperadas - para conhecer.

Conscientes que ainda há muito a fazer e também por isso sensibilizar, a Câmara Municipal de Mira e a AAMARG realizam o Dia dos Moinhos Abertos em Mira para melhor compreender alguns dos moinhos do concelho - Lagoa, Fazendeira, Arraial, Areia, Quinta da Areia, Visconde da Corujeira - e os seus moleiros.

São dois dias de atividades, com programa diversificado, para divulgar e valorizar o património tradicional dos moinhos e homenagear as pessoas que têm contribuído na sua preservação.

Esta iniciativa é organizada pela Rede Nacional de Moinhos em colaboração com a TIMS, Secção Portuguesa da Sociedade Internacional de Molinologia e, sobretudo, com os proprietários de moinhos, moleiros, molinólogos e Câmaras Municipais assinantes e apoiantes da Rede.